O mundo está em constante transformação e, com isso, diferentes setores estão se ajustando a essa nova realidade. No setor imobiliário, a arquitetura sustentável tem se desenvolvido e expandido para diversos segmentos, com matérias-primas mais duráveis e eficientes, como é o caso da madeira engenheirada, por exemplo.
A madeira engenheirada é um material obtido a partir da combinação de camadas de madeira laminada colada (MLC) ou madeira laminada cruzada (CLT). Esse processo melhora significativamente a resistência mecânica e a durabilidade do material, tornando-o ideal para aplicações estruturais em edifícios de grande porte.
Além disso, a madeira engenheirada apresenta um excelente desempenho térmico e acústico, tornando-se uma opção eficiente para diversos tipos de empreendimentos.
A madeira engenheirada é um material de alta qualidade e mais econômico a longo prazo, uma vez que tem capacidade de se regenerar naturalmente. Porém, esse não é o único motivo pelo qual o material se destaca dos demais.
Há indicativos de que ambientes em madeira exposta proporcionam conexão das pessoas com natureza, aumentando sua produtividade em até 8% e o bem-estar geral da equipe em até 13%.
Além disso, seu processo de produção é altamente sustentável, pois:
Utiliza apenas luz solar e água
Captura e armazena carbono enquanto cresce
Regenera-se naturalmente
No Brasil, a madeira engenheirada se consolidou como uma solução inovadora e sustentável devido à sua alta resistência estrutural e flexibilidade de design. O fator sustentabilidade também contribuiu para que sua utilização se ampliasse, uma vez que oferece menor impacto ambiental em relação aos materiais tradicionais.
Especialmente em São Paulo, empreendimentos comerciais e residenciais se mostraram pioneiros na utilização desse material como uma solução de arquitetura sustentável. São eles:
Loja Dengo Chocolates: a unidade conceito da Dengo Chocolates, localizada na Avenida Faria Lima, foi um dos primeiros empreendimentos no Brasil a adotar a madeira engenheirada. O projeto utiliza CLT e MLC para garantir um design sofisticado e um impacto ambiental reduzido, alinhando-se às diretrizes de sustentabilidade da marca.
McDonald’s Paraíso: uma das unidades do McDonald’s na capital paulista também apostou na madeira engenheirada para sua estrutura. O projeto inovador permite que os clientes visualizem a composição da estrutura através de grandes paredes de vidro, reforçando o conceito de transparência e modernidade.
Condomínio Arvoredo: composto por seis residências de alto padrão, o Condomínio Arvoredo adotou a madeira engenheirada para proporcionar conforto térmico e acústico aos moradores, além de garantir um processo construtivo mais ágil e limpo.
Quer saber como ter a sede do seu escritório em um empreendimento com madeira engenheirada? Entre em contato com a Engeform Desenvolvimento Imobiliário!